segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mesa-Redonda promovida pelo Museu do Futebol debate a criação, implantação e perspectivas futuras da instituição


Mesa-Redonda promovida pelo Museu do Futebol debate a criação, implantação e perspectivas futuras da instituição

Além do encontro, que faz parte do calendário da 7ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 17 a 23 de maio o Museu oferece visitas monitoradas sem a necessidade de agendamento prévio.

Na quinta-feira, dia 21/05, o Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – promove a Mesa-Redonda "O Museu do Futebol: implantação, cotidiano e perspectivas". A proposta do encontro é promover um diálogo sobre o processo de implantação do Museu do Futebol e apresentar um balanço dos primeiros meses de funcionamento, discutir suas particularidades, perspectivas e interseções com o turismo na cidade de São Paulo e no Brasil.

O evento, que acontece às 16h no Auditório Armando Nogueira, conta com as participações do arquiteto responsável pelo projeto do Museu do Futebol, Mauro Munhoz, que relata as premissas adotadas para as adaptações do Estádio do Pacaembu para receber o Museu. O enfoque é a requalificação de um patrimônio tombado e seu entorno. Cristina Bruno, museóloga e vice-diretora do MAE/USP, trata do processo de implantação do Museu sob a perspectiva museológica.

Já Aline Delmanto, Gerente de Planejamento e Estruturação do Turismo da São Paulo Turismo, fala sobre o panorama do setor na cidade de São Paulo e como o Museu do Futebol contribui para os resultados de visitação à cidade. Para fechar o encontro, Leonel Kaz, Diretor Executivo do Museu do Futebol, discorre sobre o histórico da concepção e implantação, casos e curiosidades do cotidiano, e perspectivas para o futuro do Museu.

No mesmo período, com exceção de segunda-feira dia 18/05, o Museu oferece visitas monitoradas sem a necessidade de agendamento prévio. São quatro horários, 10h30, 12h30, 14h00 e 16h00, para atendimento de grupos espontâneos de até 40 pessoas. A visitação será gratuita na quinta-feira, dia 21.

As atividades fazem parte do calendário da 7ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museologia (ABM). Este ano, serão mais de 2 mil eventos em todas as regiões do país e o tema central é Museus e Turismo. As atividades ocorrem entre os dias 17 e 23 de maio.

A Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. Além de dar a oportunidade para que essas instituições tenham o seu potencial reconhecido. Os eventos contam com programação diversa: projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações.

Sobre o Museu do Futebol

Com a curadoria do jornalista Leonel Kaz, o museu tem sua visitação baseada em três pilares: emoção, história e diversão. Fotos, vídeos, áudios e interatividades é a fórmula que encanta os visitantes e que deixou admirado o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que declarou: "Estou muito impressionado com este Museu do Futebol. Porque não é um museu, é vivo!"

Desde a sua inauguração, o Museu do Futebol já atraiu mais de 220.000 pessoas e a imprensa do mundo todo, da revista Veja ao jornal norte-americano The New York Times, o francês Le Monde e o inglês The Guardian.

O Museu do Futebol é uma organização social vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo, sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Programação do Museu do Futebol - 7ª Semana Nacional de Museus:

· Visitas Guiadas

Entre os dias 17 e 23 de maio (com exceção de segunda-feira, dia 18) o Museu do Futebol oferecerá visitas mediadas sem a necessidade de prévio agendamento. O Núcleo de Ação Educativa atenderá grupos espontâneos de até 40 pessoas.

Horários: 10h30, 12h30, 14h00 e 16h00.

Visitação gratuita na quinta-feira.

· Dia 21/05 – Mesa Redonda "O Museu do Futebol: implantação, cotidiano e perspectivas"

Horário: 16h

Auditório Armando Nogueira

Participantes:

- Mauro Munhoz (Arquiteto responsável pelo projeto do Museu do Futebol)

Tema: Partidos adotados nas adaptações do Estádio do Pacaembu para receber o Museu do Futebol, enfocando o papel desses processos para a requalificação de um patrimônio e seu entorno.

- Cristina Bruno (Museóloga e vice-diretora do MAE/USP)

Tema: Processo de implantação do museu sob a perspectiva museológica. Desafios, paradigmas, inovações, etc. intrínsecos à tipologia do Museu do Futebol.

- Aline Delmanto (Gerente de Planejamento e Estruturação do Turismo São Paulo Turismo)

Tema: Panorama do turismo na cidade de São Paulo enfocando como o Museu do Futebol contribui para esses resultados.

- Leonel Kaz (Diretor Executivo do Museu do Futebol)

Tema: Histórico da concepção e implantação; casos e curiosidades do cotidiano; perspectivas para o futuro do Museu do Futebol.

Museu do Futebol / Governo do Estado de São Paulo

Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)

Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)

Entrada gratuita às quintas-feiras

Horário: das 10h às 18h

Bilheteria: das 10h às 17h

Site: www.museudofutebol.org.br

Telefone: (11) 3663-3848

*Consulte o horário em dias de jogos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

CRIANÇAS DE ATÉ 5 ANOS APRENDEM GOLFE NA CRECHE

 

 

Golfe também é coisa de criança e se aprende até na creche

 

Como crianças de até cinco anos estão aprendendo golfe na creche pública Baroneza de Limeira

 

Um esporte que frequentemente teve sua imagem associada a pessoas mais velhas pode ser popular também entre os mais jovens? E entre crianças de até cinco anos? O projeto Golfe Nota 10, criado pela Federação Paulista de Golfe, tem provado que sim e que golfe também é coisa de criança.  

 

Lançado em agosto de 2007, o projeto Golfe Nota 10 tem como objetivo de difundir a prática deste esporte nas escolas. A iniciativa pioneira no Brasil visa contribuir para o crescimento do golfe no país, estimulando o desenvolvimento de novos golfistas infanto-juvenis, além de divulgar os benefícios do esporte e identificar novos talentos.

 

Neste mês de maio, o projeto está sendo desenvolvido na creche pública Baroneza de Limeira (Rua Antonio Gebara, 177 – Planalto Paulista) com 175 crianças de até 5 anos de idade. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, pela manhã, e são ministradas pela equipe de instrutores especializados do Golfe Nota 10.

 

O golfe ajuda a desenvolver a coordenação motora e a capacidade de concentração. Ajuda a definir e a estabelecer objetivos, estimula o auto-conhecimento e o respeito à natureza. Além disso, é um esporte que conta com um conjunto de etiqueta que abrange cortesia, cuidados com o campo, ordem de jogo, tratamento interpessoal e torcida, entre outros aspectos que são apresentados aos alunos sempre de forma lúdica e divertida.

 

O projeto Golfe Nota 10 também já foi aplicado em escolas como Colégio Elvira Brandão, Escola Internacional de Alphaville, Pueri Domus e Escola Morumbi. São mais de 4 mil alunos atendidos em 12 escolas participantes até o momento.

 

Golfe na escola e no campo

 

Como em todas as escolas, o programa do Golfe Nota 10 na Creche Baroneza de Limeira está dividido em 10 etapas. As cinco primeiras aulas são realizadas dentro da escola com um equipamento desenvolvido especialmente para o projeto e que prioriza a segurança dos alunos. As cinco últimas aulas acontecem em um campo de golfe filiado à Federação Paulista de Golfe. No caso da Creche Baroneza de Limeira, as crianças farão as aulas de campo no FPG Golfcenter, localizado à uma quadra da creche. 

 

Todo o processo é monitorado por meio de avaliações periódicas que são analisadas em conjunto com a direção das escolas. A equipe do Golfe Nota 10 em cada escola é formada por professores de golfe (jogadores profissionais com vasta experiência em treinar crianças e jovens) e assistentes.

 

Para estimular os alunos a continuarem a praticar golfe, a FPG concede aos melhores alunos de cada turma benefícios como gratuidade no aluguel de bolas e nas taxas de uso do campo de golfe durante um ano.

 

Ferramenta pedagógica

 

A metodologia do projeto Golfe Nota 10 foi desenvolvida por uma equipe da FPG, com a participação da pedagoga Carla Quinto e de jogadores profissionais, para apresentar às crianças as técnicas e os benefícios do golfe de forma alegre e descontraída.

 

Segundo Carla, do ponto de vista pedagógico, o golfe estimula principalmente a concentração e a disciplina como aspectos fundamentais na busca de um objetivo. São muitos os benefícios. O esporte instiga o auto-conhecimento e aumenta a coordenação motora e a resistência física. Além disso, promove o respeito à natureza e aos semelhantes. Saber respeitar regras, criar estratégias e apreciar o ambiente do golfe são aspectos que contribuem para o próprio conhecimento. "É cedo que surgem os reais interesses pela prática de esportes. Nessa fase, as crianças já são capazes de pedir e cobrar dos pais a participação nas aulas e torneios", destaca a pedagoga.

 

 

O Golfe no Brasil

 

Criado na Escócia no século XIV, o golfe é um dos esportes que mais cresce no mundo e no Brasil. No país, o golfe é praticado desde o início do século XX e, atualmente, são mais de 20 mil praticantes, entre profissionais e amadores, que foram conquistados pelos benefícios do esporte.

 

A maior parte dos praticantes de golfe em todo o mundo é formada por jovens, assim como em tantos outros esportes. Atenta a este fato, a Federação Paulista de Golfe, que concentra 58% dos golfistas do Brasil e é pioneira no desenvolvimento de ações junto à área juvenil, criou o projeto Golfe Nota 10 para incentivar as crianças e jovens a conhecerem e praticarem o esporte.

 

Todo o projeto é desenvolvido pela Federação Paulista de Golfe, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe, da Associação de Profissionais de Golfe do Brasil, de clubes de golfe e do Centro Paulista de Golfe. O projeto tem custo zero para as escolas.

 

  

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mídia, Esporte e Cultura: Jornalismo Esportivo na UERJ

A Faculdade de Comunicação Social da UERJ abriu esta semana inscrições para o curso Mídia, Esporte e Cultura: Pensando o Jornalismo Esportivo. Para fazer a matrícula é necessário já ser graduado ou estar cursando a graduação.

O curso tem como um dos objetivos discutir os recursos acionados pela imprensa na construção das figuras públicas de ídolos esportivos, além de apresentar e discutir questões relacionadas às teorias clássicas sobre esporte e comunicação.

O coordenador do curso, Prof. Ronaldo Helal, possui graduação em Comunicação Social, mestrado e doutorado em Sociologia, e pós-doutorado em Ciências Sociais.

As inscrições podem ser feitas até dia 06 de maio de 2009, no Centro de Produção da UERJ, no campus Maracanã. As aulas acontecerão sempre às segundas-feiras, de 19h30 às 21h30.

Para mais informações, acesse o site http://www.cepuerj.uerj.br ou ligue para 2587-7707.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lançamento Exposição Grand Prix

 

 

A arte da velocidade

 
Série de quadros sobre a história do automobilismo será destaque durante campeonato nacional de GT3.
 
A largada para o campeonato automobilístico Telefônica Speedy GT3 Brasil será dada em 25 de abril, em São Paulo, no autódromo de Interlagos. Enquanto campeões como Emerson e Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Chico Serra aceleram na pista, no paddock VIP poderá ser vista um pouco da história do automobilismo, em uma série de quadros do artista plástico Maramgoní.
 
A exposição Grand Prix faz um retrospecto mundial do esporte por meio de belas telas em acrílico, cujas imagens foram inspiradas em fotografias antigas, fornecidas por colecionadores. Assim, pinturas das 100 milhas de Indianápolis em 1910 até os dias atuais, como a intitulada Fórmula GT3, passando pela década de 50 com as Ferraris e Coopers do Grand Prix de Mônaco de 1958, poderão ser vistas.
 
Dez telas ao todo irão compor a exposição, que continuará nas etapas seguintes da GT3 (ver box), onde serão apresentadas sempre uma série inédita. O campeão de cada etapa receberá de presente uma tela, diretamente das mãos de seu criador.
 
Abertura
 
No evento de abertura da GT3, realizado para convidados na Daslu, em 14 de abril, as obras de Maramgoní chamaram a atenção dos presentes, entre eles pilotos como Wilson Fittipaldi, Chico Serra e o jornalista Reginaldo Leme. "O trabalho me impressionou demais, pela beleza em preto e branco e pelos detalhes", afirmou Fittipaldi, que já encomendou ao artista uma tela retratando o Copersucar, primeiro carro brasileiro a disputar uma prova de Fórmula 1, construído pela escuderia dos Fittipaldi na década de 70.
 
O trabalho de Maramgoní, que já havia presenteado o tricampeão de Stock Car Chico Serra com uma pintura de seu carro no início da temporada da Stock Car em 26 de março, no autódromo de Interlagos 
(
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1063124-10406,00.html )
,
também foi admirado por Reginaldo Leme, um dos principais nomes do jornalismo automobilístico do país: "Me atrai bastante o tema da São Paulo antiga retratada por Maramgoní, mas essas telas sobre o corridas me atingiram em cheio!", comentou ele.
 
"Esta série é uma idéia antiga. Me interesso por história de uma forma geral. Retrato a cidade de São Paulo do século XIX pela admiração que tenho por aquela época. E assim pensei em uma série sobre carros antigos, outra grande paixão minha", explicou ele, que nestas telas emprega o mesmo estilo daquelas sobre a São Paulo antiga – pinturas em preto e branco, com alguns elementos (como luzes) em cor (à exceção das telas dos dias atuais, coloridas).
 
As obras ficarão expostas na Daslu Homem até 23 de abril.
 

No final do ano, um livro com as telas expostas ao longo do campeonato GT3 – 80 ao todo – será publicado.

 

Exposição Grand Prix na Daslu Homem

Data: 15 a 23 de abril

Local: Avenida Chedid Jafet, 131 – Vila Olímpia – São Paulo/SP

 

Telefônica Speedy GT3 BRASIL - Calendário 2009

 

1ª e 2ª etapas: 25 e 26 de abril - São Paulo

3ª e 4ª etapas: 30 e 31 de maio - Curitiba

5ª e 6ª etapas: 27 e 28 de junho - São Paulo

7ª e 8ª etapas: 25 e 26 de julho - Londrina

9ª e 10ª etapas: 15 e 16 de agosto - São Paulo

11ª e 12ª etapas: 26 e 27 de setembro - Rio de Janeiro

13ª e 14ª etapas: 10 e 11 de outubro - Santa Cruz do Sul

15ª e 16ª etapas: 28 e 29 de novembro - São Paulo

quarta-feira, 4 de março de 2009

Documentarista é convidado para bate-papo na UniBrasil em Curitiba

O diretor do documentário Amadores do Futebol, Eduardo Baggio, é o convidado
do 3º Ciclo de Debates sobre Jornalismo e Novas Produções Universitárias da
UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil), de Curitiba. O bate-papo será
na próxima sexta-feira, 6 de março, às 19h, no câmpus da instituição – rua
Konrad Adenauer, 442, Tarumã. Baggio conversará com os participantes sobre a
produção do filme - exibido na Cinemateca de 20 de fevereiro a 5 de março -
e que retrata o atual futebol amador no Paraná, com seus cerca de 500 times
e 56 ligas. Outras informações pelo telefone (41) 3361-4242.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Museu do Futebol comemora o Dia do Botonista

No próximo dia 15 de fevereiro, o Museu do Futebol – um equipamento de cultura do governo do Estado de São Paulo - comemora o Dia do Botonista. Durante todo o dia ocorrerão rodadas de futebol de mesa e também jogos demonstrativos com campeões da categoria. O evento é realizado em parceria com a Federação Paulista de Futebol de Mesa.

Antigamente conhecido como Celotex - material de que eram feitas as mesas em que se jogava - o futebol de mesa começou como uma brincadeira. Só a partir da década de 30 que o jogo se popularizou no Rio de Janeiro, através de Geraldo Décourt, que jogava com botões de cueca na escola. Tempos depois, ele seria o responsável pela publicação do primeiro livro de regras.

Nos anos seguintes, o jogo se difundiu por todo o país, até que em 1988, o Conselho Nacional do Desporto considerou o futebol de mesa como esporte legítimo, oficializando três modalidades: baiana, carioca e paulista. A diferença principal entre elas é de apenas uma regra, que determina a quantidade de toques que podem ser dados na bola a cada lance.

O futmesa, como é conhecido, é regulamentado pela CBFM - Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. Atualmente existem campeonatos nacionais, estaduais, regionais e em 2005 foi criada a Copa do Brasil. Os grandes times de futebol como São Paulo e Flamengo, por exemplo, mantêm equipes de futebol de mesa.

As atividades do Dia do Botonista terão início às 11h e os jogos demonstrativos com os campeões acontecem a cada hora, com término previsto para as 17h. Mais informações no site www.museudofutebol.org.br.

 

 

Serviço:

Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)

Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)

Horário: das 10h às 18h

Bilheteria: das 10h às 17h

Site: www.museudofutebol.org.br

Telefone: (11) 3663-3848

 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DVD DO TRI- HEXA: LANÇAMENTO

O São Paulo Futebol Clube, a BossaNovaFilms e a 20th Century Fox Home Entertainment apresentam o DVD do Tri-Hexa, registro histórico da conquista inédita do Tricolor Paulista no Campeonato Brasileiro de 2008. Disponível nas lojas a partir de 4 de fevereiro, o DVD traz entrevistas do comandante Muricy Ramalho, do capitão Rogério Ceni, e também de Hernanes, Borges, Zé Luís e André Dias, além do Presidente Juvenal Juvêncio e membros da Diretoria do São Paulo FC. O material ilustra a superação do Tricolor na reviravolta que possibilitou mais uma conquista são-paulina.

 

O DVD "Tri-Hexa", com direção de Thiago Dottori, é o mais recente produto de uma parceria de sucesso entre o SPFC e a BossaNovaFilms, que também foi responsável por registrar as conquistas do clube nos campeonatos de 2007 e 2006, com os DVDs  "Penta" e "Tetra" (sendo que este conquistou o certificado Ouro e de Platina por unidades produzidas e comercializadas).

 

"Tri-Hexa" terá distribuição da 20th Century Fox Home Entertainment, em parceria que potencializará não só a exposição, mas especialmente a quantidade de canais disponíveis para a venda.

 

Extras inéditos como um clipe do goleiro Rogério Ceni jogando na linha, a história do craque Hernanes no clube e comentários da diretoria do São Paulo Futebol Clube, prometem levar os torcedores ao delírio.

 

 

 

Peça indispensável na coleção de todo torcedor são-paulino, o Box Duplo Tri-Hexa está em pré-venda desde dezembro de 2008, ao preço de R$49,90, nas principais redes de varejo online, como Americanas, Saraiva e Submarino, além da própria loja online oficial do São Paulo FC, a www.saopaulomania.com.br .

 

Os compradores da pré-venda receberão um pack exclusivo, com o DVD Duplo e uma faixa tricolor comemorativa como brinde.